CM Lisboa, 2020

Centro de Interpretação de Monsanto.

Parque Infantil do Centro de Interpretação do Monsanto. Também conhecido por Espaço Monsanto, e criado em 1996 para gestão das atividades de manutenção, recreio e lazer na maior área verde de Lisboa, possui aproximadamente 90 metros quadrados. A reformulação, com concepção e execução a cargo da GASPAR, passou pela substituição do piso em placas SBR pelo sistema Corkeen, pela manutenção da vedação em madeira existente e pela instalação de equipamentos em madeira oriunda de explorações florestais europeias com gestão sustentável – concebidos e fabricados pela Kompan.
A GASPAR, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Corkeen, empresa detida pela Corticeira Amorim, concretizaram aqui o primeiro recinto em Portugal que utiliza o sistema Corkeen, uma solução revolucionária de superfícies amortecedoras de impacto para espaços de jogo e recreio.

Impacto na Cidade – O projeto surge integrado no âmbito da atribuição a Lisboa do galardão de Capital Verde Europeia 2020. A distinção, a primeira concedida a uma capital do Sul da Europa, resulta da avaliação de um conjunto de especialistas internacionais sobre 12 indicadores que visavam avaliar a sustentabilidade da capital portuguesa. José Sá Fernandes, Vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, reconhece “o valor inestimável desta inovação da Corticeira Amorim na construção de uma cidade mais sustentável, que deve ser replicada em projetos futuros”.

Factos Interessantes – Produzido com cortiça, uma matéria-prima 100% natural, reciclável e renovável, o inovador piso Corkeen alia credenciais de segurança, acessibilidade e sustentabilidade. Desenvolvido de acordo com os princípios da economia circular, o sistema Corkeen resulta do pleno aproveitamento de desperdícios da indústria da cortiça, a energia para a sua produção provém do uso de biomassa (pó de cortiça) e no final do ciclo de vida todos os materiais serão reutilizáveis.

Propósitos

Actuamos para continuarmos a ser a empresa de referência
na melhoria da qualidade de vida nas cidades. Com este projecto vamos:

01

Promoção da qualidade do ar.

02

Inovação do espaço público.

03

Promoção da economia circular.

04

Estimular as actividades de Brincar e Recrear - desenvolvimento de competências cognitivas, físicas, sociais e emocionais.

05

Prevençao de riscos de contaminação química.

06

Combate à sinistralidade rodoviária..

07

Integrar Tecnologias da informação e redes sociais aplicadas à qualidade de vida das populações.

08

Proteção dos oceanos e combate aos microplásticos e outras formas de poluição.

09

Promoção da felicidade, comunitária e individual, em meio urbano.

Sustentabilidade

Este projecto contribui para as seguintes metas dos
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

( 11.6 ) Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita nas cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.

( 11.7 ) Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

( 12.4 ) Até 2020, alcançar a gestão o ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a libertação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

( 12.5 ) Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.

( 12.8 ) Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e consciencialização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

( 14.1 ) Até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marítima de todos os tipos, especialmente a que advém de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes.

Porquê

a Gaspar.

Acreditamos que devemos ser agentes de reflexão e definição do futuro das cidades, oferecendo as melhores soluções para cada projeto.