Avaliação de Fornecedores

Na Fernando L. Gaspar, S.A. (FLG) o compromisso com a Qualidade e o Ambiente é encarado como uma prioridade nas relações com as suas partes interessadas. O foco na concretização de respostas eficientes e eficazes às necessidades dos nossos clientes assume um papel de destaque na Organização.

Atualmente somos uma empresa certificada no âmbito da NP EN ISO 9001:2015 e da NP EN ISO 14001:2015, conferindo-nos responsabilidades que exigem a aplicação de um esforço na melhoria contínua, com vista à obtenção de patamares cada vez mais exigentes na satisfação/superação de expectativas dos nossos clientes e demais partes interessadas.

É neste sentido que comunicamos o método utilizado na Avaliação de Desempenho dos nossos Fornecedores externos cuja prestação tem impacto direto na qualidade das atividades da empresa.

Na FLG a escolha/continuidade da aquisição de produtos/serviços de fornecedores externos tem por base a Avaliação de Desempenho (numa escala de 1 – Mau a 5 – Muito Bom) segundo os seguintes parâmetros:

Parâmetros

Ponderação

Especificações do Produto/ Serviço

Grau de cumprimento das especificações do produto / serviço.

30%

Cumprimento dos prazos de entrega

Grau de cumprimento dos prazos de entrega ou prazos de conclusão de Obra acordados com a FLG;

30%

Disponibilidade/ Flexibilidade

Capacidade de resposta face a imprevistos/ urgências; capacidade de resolução de problemas em parceria com a FLG.

20%

Cumprimento dos requisitos legais aplicáveis em matéria de Conformidade do Produto, Segurança e Ambiente

Grau de cumprimento dos requisitos (quando aplicável) de:

  • Qualidade – disponibilidade de documentação – ex.: homologação de produtos; marcação CE; fichas técnicas e/ou de dados de segurança; manuais de operação;
  • Segurança – disponibilidade da documentação legal exigida – ex.: documentos de habilitação (ex.: ADR); respeito pelas regras de segurança na execução dos trabalhos, implementação de medidas corretivas, quando necessário;
  • Ambiente – consciência para a prática de medidas sustentáveis; operadores licenciados (OGR).

20%

Como resultado, cada fornecedor externo é qualificado do seguinte modo:

Muito Bom

Bom

Médio

Medíocre

Mau

100%

80%

79%

60%

59%

40%

39%

20%

19%

0%

Os fornecedores que obtenham uma classificação igual ou inferior a 2 no parâmetro “Especificações do Produto/Serviço” e/ou com avaliação final de Medíocre ou Mau são:

  • classificados como “Qualificado com Restrições”;
  • informados das deficiências detetadas (mediante envio de Relatório de Não Conformidade), para que reportem a(s) ação(ões) corretiva(s) que tencionam empreender.

Caso o fornecedor não apresente ações corretivas adequadas em tempo útil ou se não apresentar as respetivas evidências, o avaliador decide a sua manutenção como “Qualificado com Restrições” ou a passagem a “Desqualificado”.

No âmbito do sistema de gestão de qualidade implementado na FLG, cumpre-nos informar, que é efetuada anualmente a avaliação dos nossos fornecedores de materiais e serviços.

Na FLG valorizamos relações assentes na transparência e respeito mútuo como forma de se atingir a excelência, acreditamos só assim ser possível garantir a qualidade dos serviços/produtos e a satisfação das partes interessadas.

Na Fernando L. Gaspar, S.A. (FLG) o compromisso com a Qualidade e o Ambiente é encarado como uma prioridade nas relações com as suas partes interessadas. O foco na concretização de respostas eficientes e eficazes às necessidades dos nossos clientes assume um papel de destaque na Organização.

Atualmente somos uma empresa certificada no âmbito da NP EN ISO 9001:2015 e da NP EN ISO 14001:2015, conferindo-nos responsabilidades que exigem a aplicação de um esforço na melhoria contínua, com vista à obtenção de patamares cada vez mais exigentes na satisfação/superação de expectativas dos nossos clientes e demais partes interessadas.

É neste sentido que comunicamos o método utilizado na Avaliação de Desempenho dos nossos Fornecedores externos cuja prestação tem impacto direto na qualidade das atividades da empresa.

Na FLG a escolha/continuidade da aquisição de produtos/serviços de fornecedores externos tem por base a Avaliação de Desempenho (numa escala de 1 – Mau a 5 – Muito Bom) segundo os seguintes parâmetros:

Parâmetros

Ponderação

Especificações do Produto/ Serviço

Grau de cumprimento das especificações do produto / serviço.

30%

Cumprimento dos prazos de entrega

Grau de cumprimento dos prazos de entrega ou prazos de conclusão de Obra acordados com a FLG;

30%

Disponibilidade/ Flexibilidade

Capacidade de resposta face a imprevistos/ urgências; capacidade de resolução de problemas em parceria com a FLG.

20%

Cumprimento dos requisitos legais aplicáveis em matéria de Conformidade do Produto, Segurança e Ambiente

Grau de cumprimento dos requisitos (quando aplicável) de:

  • Qualidade – disponibilidade de documentação – ex.: homologação de produtos; marcação CE; fichas técnicas e/ou de dados de segurança; manuais de operação;
  • Segurança – disponibilidade da documentação legal exigida – ex.: documentos de habilitação (ex.: ADR); respeito pelas regras de segurança na execução dos trabalhos, implementação de medidas corretivas, quando necessário;
  • Ambiente – consciência para a prática de medidas sustentáveis; operadores licenciados (OGR).

20%

Como resultado, cada fornecedor externo é qualificado do seguinte modo:

Muito Bom

Bom

Médio

Medíocre

Mau

100%

80%

79%

60%

59%

40%

39%

20%

19%

0%

Os fornecedores que obtenham uma classificação igual ou inferior a 2 no parâmetro “Especificações do Produto/Serviço” e/ou com avaliação final de Medíocre ou Mau são:

  • classificados como “Qualificado com Restrições”;
  • informados das deficiências detetadas (mediante envio de Relatório de Não Conformidade), para que reportem a(s) ação(ões) corretiva(s) que tencionam empreender.

Caso o fornecedor não apresente ações corretivas adequadas em tempo útil ou se não apresentar as respetivas evidências, o avaliador decide a sua manutenção como “Qualificado com Restrições” ou a passagem a “Desqualificado”.

No âmbito do sistema de gestão de qualidade implementado na FLG, cumpre-nos informar, que é efetuada anualmente a avaliação dos nossos fornecedores de materiais e serviços.

Na FLG valorizamos relações assentes na transparência e respeito mútuo como forma de se atingir a excelência, acreditamos só assim ser possível garantir a qualidade dos serviços/produtos e a satisfação das partes interessadas.