CM Maia, 2017

Skate Park da Maia.

Como parte do quarteirão do Desporto na cidade da Maia, fortemente integrado no traçado do parque urbano projectado pelo gabinete Laura Roldão Costa – arquitetura paisagista. Foi com esta equipa e com os técnicos do município que a GASPAR concebeu o que viria a ser o palco da final do circuito nacional de skate em 2017.

Grandes Números – Área aproximada de 2031 m2, permitindo a utilização em simultâneo por 75 a 100 pessoas, com mais de 30 obstáculos. Nestes e na superfície de deslize, foram executados 136m2 de lajes planas com inclinação, 197m2 de lajes curvas, 1600m2 de lajes planas e 88m2 de tampos dos muretes.

Impacto na Cidade – Oferta de desafios para todos os níveis de praticantes, num recinto à medida do local e do investimento.
A infraestrutura do Skate Parque está integrada no plano de reabilitação dos espaços intersticiais do quarteirão desportivo central, que se encontravam segmentados e desarticulados. Este espaço aumenta a resposta municipal no que diz respeito a espaços de uso colectivo, oferecendo um espaço coerente e qualificado para recreio activo e passivo da população da Maia.
Estamos perante uma intervenção urbana que pela sua dimensão, localização, traçado e funcionalidade, não só cria condições para o recreio passivo e ativo da população em geral (garantindo a acessibilidade universal), como promove a organização e harmonização do espaço com a envolvente, dos percursos e espaços verdes. Promove ainda a inclusão social, fomenta hábitos de saúde e desporto, e oferece-se como palco para competições desportivas.

Factos Interessantes – Uma solução SKATELOPEZ by FLGaspar – a primeira marca portuguesa especializada em recintos executados em betão moldado in situ, em parceria com o Arq. Francisco Lopez, projectista dos melhores e maiores skateparks em Portugal e skater de referência.

Propósitos

Actuamos para continuarmos a ser a empresa de referência
na melhoria da qualidade de vida nas cidades. Com este projecto vamos:

01

IImpulsionar a mobilidade suave.

02

Incentivar estilo de vida activa e saudável.

03

Promoção da Inclusão social e acessibilidades.

04

Estimular as actividades de Brincar e Recrear - desenvolvimento de competências cognitivas, físicas, sociais e emocionais.

05

Promoção da felicidade, comunitária e individual, em meio urbano.

Sustentabilidade

Este projecto contribui para as seguintes metas dos
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

( 11.7 ) Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

Porquê

a Gaspar.

Acreditamos que devemos ser agentes de reflexão e definição do futuro das cidades, oferecendo as melhores soluções para cada projeto.